Aquecedores Elétricos De Água e Suas Variáveis

aquecedores elétricos de água

Você conhece tudo sobre os aquecedores elétricos de água?

Qual a melhor forma de aquecer água para banho, torneiras, cozinha ou vestiários, ou ainda processos industriais, quando a opção é energia elétrica como fonte de aquecimento?

Há de se considerar, vários fatores, tais como: demanda, investimento, conforto do usuário, espaço, economia, etc.

Apresentamos a seguir algumas considerações sobre o assunto:

  • Os chuveiros elétricos são os “ campeões de audiência”, pois é encontrado em toda a parte.
  • Embora seja um grande vilão para o sistema elétrico nacional, por ser o maior responsável pelos picos de consumo no horário das 17 a s 20 horas (Horário dos banhos da família brasileira).

O chuveiro elétrico ainda é uma ameaça para futuros apagões, caso a economia volte a girar como precisa.

Mas nem tudo é negativo para o chuveiro elétrico, há de se considerar que  o consumo de energia é pontual, ou seja: ele aquece a água que se consome, naquele momento e pronto.

aquecedor elétrico de água

Aquecedores Elétricos De Água Instantâneos Ou De Passagem:

São nada mais nada menos que o chuveiro com mais potencia elétrica.

Ou seja: tem o seu consumo pontual elevado para dar o aquecimento requerido na água num menor espaço de tempo e em geral se instala em banheiro e que alimenta o chuveiro e as torneiras.

Neste tipo de aquecedor elétrico encontramos os modelos utilizados em residências com potencias que vão de 5000 a 10000 watts, os quais se utiliza nas duchas e também distribui-se para as torneiras do banheiro.

Para esta opção deve-se  levar em conta os custos com a fiação e a o quadro de entrada de força a ser instalado na entrada da residência.

Bem como os custos de mudança de padrão de entrada da , porque  na maioria das vezes o que se economiza no equipamento se paga na instalação elétrica.

E, se, os cuidados não forem tomados, e cálculos de consumo não for  bem dimensionado, quando no uso simultâneo de chuveiros elétricos o usuário poderá incorrer no risco de queda do disjuntor , trazendo  grande desconforto ao usuário.

  • Aquecedores elétricos de água /acumulação, foi muito popular na década de 70 e 80, e muito  utilizado nas construções de aptos e residências para as classe A e B, hotéis , hospitais e industrias, acentuadamente nas regiões sul e sudeste.

aquecedor elétrico de água

Desde então os aquecedores elétricos de acumulação vem  perdendo espaço para os sistema de aquecimento solar.

Pois faz o mesmo trabalho com custos extremamente interessantes e taxa de retorno em aproximadamente 24 meses.

Bem como para os  aquecedores a gás de passagem e os modelos de aquecimento a gás conjugado, cujo matriz energética e mais econômica.

Mas o aquecedor elétrico de água/acumulação ou boiler elétrico, como é , particularmente, conhecido no Rio de Janeiro.

Oferece a vantagem de maior vazão/ volume de água durante o banho, com pressão plena,  por não ter nenhum aparato que possa diminuir a pressão ou provocar perda de carga.

Há  ainda de se considerar que  com uma pequena resistência de 3000 Watts, faz o trabalho de alimentar uma casa com água quente  com varias suítes e chuveiros e cozinha.

Enquanto que nos sistemas elétricos de passagem ou chuveiros, são necessários um aparelho por cada departamento a ser aquecido.

Como os aquecedores elétricos por acumulação tem que manter o seu volume total aquecido, isso faz com que o consumo da energia seja mais elevado que os sistemas de aquecimento de água pontuais de passagem.

Aquecedor Elétrico Industrial:

aquecedor elétrico de água

Por essas vantagens muitas pessoas, hotéis, pousadas, hospitais, não abrem mão do aquecedor elétrico de acumulação, ou quando muito acoplam o sistema de aquecimento solar para ajudar na redução da conta de energia, mas mantem o conforto proporcionado pelo sistema de acumulação de água.

  • Aquecedores elétricos de água rápidos de passagem;
  • Para usos industriais não se pode esquecer dos aquecedores rápidos de passagem de grande potencia para maiores volumes de água quente.
  • São fornecidos para o mercado aquecedores elétricos para água rápido de passagem a partir de 9 kw/h ate 900 Kw/h.

São muito utilizados em cozinhas industriais e processos com circuito fechado, etc.

Gostou, e gostaria de saber mais?  Acesse nossa página sobre aquecedores elétricos de água.

Se interessou por este produto ou tem mais dúvidas? A Astrosol Aquecedores Pode te ajudar! Entre em contato pelo número  (11) 5621-9476 ou pelo site www.astrosolaquecedores.com.br

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *