Chuveiro elétrico X Chuveiro Com Aquecimento Solar: Vantagens e Desvantagens

Chuveiro com aquecimento solar

De fato, o chuveiro elétrico é comum em boa parte das residências do país. Mas por ter um consumo de energia alto, tem um forte concorrente: o chuveiro com aquecimento solar.

O chuveiro com aquecedor solar, como próprio nome sugere, funciona por meio da energia do sol.

Mas o que fazer com nos períodos chuvosos?

O chuveiro elétrico como sistema de apoio nestes períodos é uma solução muito usual.

Um chuveiro com aquecimento solar para ser mesmo bom, precisa eficiente. Quanto mais eficiente, melhor a produção e aproveitamento da energia.

A eficiência de um sistema de aquecimento solar  pode ser obtida observando três itens básicos:

  • Dimensionamento ( avaliar corretamente e estabelecer a quantidade de água a ser aquecido é importante, pois é diferente  para cada situação/região).
  • Eficiência do coletor solar( capacidade de absorção de calor e transferência do mesmo para a água).
  • Eficiência do boiler solar.( capacidade de reter calor/ ou seja de reter água aquecida por mais tempo).
  • Eficiência na instalação.( isto inclui direcionamento dos coletores solar, cotas entre os componentes, etc).

Uma forma de avaliar a demanda é  medindo a vazão dos chuveiros e o uso nos outros pontos de consumo e avaliando-se as informações solar e métricas regional, conforme mapa do INPI, por exemplo.

Chuveiro Elétrico

Os chuveiros elétricos possuem uma instalação com valores mais baixos, sendo que necessitam apenas de uma tomada especifica próxima ao chuveiro.

Sua manutenção é baixa ao longo dos anos, porém o chuveiro elétrico possui um grande consumo de energia, ficando sujeito as variações de tarifas.

Quando se pensa em conforto, ele não proporciona a mesmo que o chuveiro por aquecimento solar, sendo que possui saída com menor pressão na hora da sua utilização.

chuveiro com aquecimento solar

Chuveiro Com Aquecimento Solar

O incentivo principal para o seu uso é a economia de aproximadamente 40% na conta de energia.

Além dessa economia de energia, ele utiliza uma energia 100% renovável para o seu fim, sendo um equipamento ecológico, não necessitando queimar combustível ou inundar grandes áreas para a geração de energia elétrica, ou outros tipos de energia convencional.

Outra grande vantagem do sistema utilizando a energia solar para aquecimento, é que se projetado com antecedência, o usuário poderá ter água quente, não apenas no ponto de chuveiro, mas também, nas torneiras, lavatórios, cozinha e banheiras (quando houver).

A manutenção em todo o equipamento deve ser periódica, seguindo as recomendações do fabricante, gerando um custo, mas compensado no conforto do sistema e na conta de energia.

Se interessou por este produto ou tem mais dúvidas? A Astrosol Aquecedores Pode te ajudar! Entre em contato pelo número  (11) 5621-9476 ou pelo site www.astrosolaquecedores.com.br

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *