manutenção de aquecedores

A manutenção de aquecedores elétricos  de água é dúvida frequente entre pessoas que têm um aquecedor e àquelas que pretendem adquirir.

Mesmo que é considerado um bem durável, um sistema de aquecimento precisa de cuidados para uma maior vida útil.

Com a manutenção de aquecedores elétricos, os mesmos podem ter sua durabilidade aumentada.

A Importância Da Manutenção De Aquecedores Elétricos De Água:

Todo e qualquer sistema de aquecimento de água, com o passar do tempo necessita de uma revisão para saber se seu funcionamento está em ordem.

É de extrema necessidade uma boa manutenção, dessa forma aumenta a vida útil de seus componentes e leva consequentemente a uma economia.

Os aquecedores elétricos de água possuem a vantagem de serem muito práticos e fáceis de serem instalados, pois não requerem reformas ou uma tubulação muito específica. Apesar disso, é sempre importante relembrar que este modelo também precisa de uma manutenção periódica.

Por isso não esqueça de fazer a manutenção de aquecedores elétricos  de água pelo menos uma vez a cada ano.

Quem não procura esse serviço oferece riscos a toda a família.

Mesmo sem estar relacionado com algum elemento inflamável, a manutenção diminui os riscos de superaquecimento da água ou no ambiente.

Um bom investimento é acionar profissionais que consigam resolver e prevenir todos os seus problemas.

manutenção de aquecedores

Manutenção Preventiva:

A manutenção de aquecedores elétricos de água preventiva é o monitoramento de um determinado aquecedor e estudado para evitar que ele apresente erros ou se quebre, assim evitando a perda parcial ou total de seu aparelho.

Quando bem executada aumenta a confiabilidade e leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica e consequentemente trazendo segurança, conforto e confiabilidade para toda sua família.

Inspeçao periódica nas válvulas de alivio/ segurança, bem como válvula quebra vácuo, verificando se não estão emperradas ou entupidas, garantindo, assim,  o seu funcionamento  na hora em que precisar;  isso é como ter o seguro, e torcer para nunca usar, mas quando precisar, ele tem que funcionar.

Manutenção Corretiva:

Trata-se de uma manutenção causada por falhas e erros nos equipamentos. O objetivo é a correção dos danos atuais por falta de manutenção preventiva, como por exemplo:

  • O mau funcionamento da resistência elétrica de aquecedores,podem acarretar choques elétricos na água e vazamentos por corrosão, levando a perda do aquecedor e outros danos.
  • A falha no termostato de temperatura por falta de manutenção preventiva pode elevar bruscamente a temperatura do aquecedor, oferecendo o risco de rompimento no tanque e tubulações.

Quando Fazer Manutenção e Manutenção De Aquecedores Elétricos:

É essencial manter manutenções periódicas do seu sistema de aquecimento, seja ele qual for.

Além disso, as manutenções garantem maior durabilidade, pois é feita uma revisão de todo o sistema.  O que evita maiores gastos com trocas de peças ou conjuntos inteiros.

Mas, caso seu equipamento apresente algum barulho ou cheiro busque por uma empresa de manutenção de aquecedores elétricos.

A Importância De Uma Empresa Especializada Em Manutenção De Aquecedores Elétricos:

Cada modelo de aquecedor é constituído de singularidades e precisam ser instalados por uma empresa credenciada pela marca.

Ela deve ainda oferecer uma equipe competente para o atendimento completo, instalação, manutenção e manutenção de aquecedores elétricos.

Outro ponto importante é que o sistema de aquecimento pode ser montado de acordo com a sua necessidade. Existem desde os pequenos e compactos para uma ducha ou grandes equipamentos para hotéis e empresa.

Se interessou por este produto ou tem mais dúvidas? A Astrosol Aquecedores Pode te ajudar! Entre em contato pelo número  (11) 5621-9476 ou pelo site www.astrosolaquecedores.com.br

aquecedores a lenha

Aquecimento de água a lenha para pequenos e grandes volumes.

Aquecedores a lenha são o sistema de aquecimento mais econômico.

Porque utiliza o combustível mais barato que tem, depois da energia solar, é claro.

O aquecedores a lenha/biomassa podem ser de aquecimento de acumulação.

Pois armazenam água para consumo a posteriores ou aquecem direto/ passagem, utilizado em larga escala em piscinas.

É o sistema de aquecimento mais econômico, com total aproveitamento de calor dissipado pela queima de combustível.

E pode gerar uma economia, em relação a energia elétrica ou gás, em até 80%.

Aplicação:

Aquecimento de água para piscinas, boilers, banho,calefação, vestiário, cozinhas, processos industriais, piscicultura, etc.

Os aquecedores a lenha podem proporcionar em único equipamento o aquecimento de água para banho de vestiários e para as piscinas, como ocorre em academias de ginasticas e centros esportivos.

Aquecedores a lenha

Como Funcionam os Aquecedores a Lenha?

O princípio de funcionamento é muito simples, e segue o mesmo principio utilizado nos fogões a lenha, ou seja, possui uma fornalha em sua base e um “caldeirão”/ reservatório de água.

A Transferência de calor para a piscina ou para o boiler que poderá ser feito de maneira direta ou indireta, sendo feito um estudo de caso a caso.

No sistema de aquecimento indireto, a água é aquecida a alta temperatura e através de trocadores de calor , transfere-se este calor para a piscina e/ ou para a água do reservatório térmico.

No sistema de aquecimento direto a água que sera consumida, é também aquecida diretamente no reservatório sobreposto na fornalha.

Sistema termo sifão; E quando o projeto prevê um reservatório térmico instalado sobre a lage da construção e fica acima do Gerador de calor a lenha(conjunto de fornalha e reservatório).

Sendo que se a tubulação estiver instalada de forma ascendente (entre o boiler/reservatório e o Gerador de água quente a Lenha) a água vai circular por diferença gravitacional, mantendo-o com água aquecida.

Quando as condições do termo sifão não se satisfazem, instala-se assim uma motobomba de circulação de água.

A instalação:

Para a instalação é necessário uma área onde possa armazenar a lenha ao lado do aquecedor.

E também lembrar que a chaminé devera estar instalada a pelo menos 1.5m de altura, em relação ao atelhado mais próximo do equipamento.

Quanto a emissão de fumaça no ambiente, pode-se utiliza um lavador de fumaça, o qual impede a saída das partículas no ambiente.

Aquecedores a lenha

Cuidados Especiais dos Aquecedores a Lenha:

• Antes de usar o sistema, deve-se verificar se a chaminé está desobstruída.
• Certamente a lenha deve estar seca, pois a lenha molhada provoca muita fumaça e não forma brasa.
• A lenha deve ser guardada em lugar coberto e ventilado.
• Construir um ambiente onde seja protegido contra animais e crianças.
•  Além disso, protege para evitar que fagulhas ocasionem um incêndio;

Se interessou por este produto ou tem mais dúvidas? A Astrosol Aquecedores Pode te ajudar! Entre em contato pelo número  (11) 5621-9476 ou pelo site www.astrosolaquecedores.com.br

aquecedores elétricos de água

Você conhece tudo sobre os aquecedores elétricos de água?

Qual a melhor forma de aquecer água para banho, torneiras, cozinha ou vestiários, ou ainda processos industriais, quando a opção é energia elétrica como fonte de aquecimento?

Há de se considerar, vários fatores, tais como: demanda, investimento, conforto do usuário, espaço, economia, etc.

Apresentamos a seguir algumas considerações sobre o assunto:

  • Os chuveiros elétricos são os “ campeões de audiência”, pois é encontrado em toda a parte.
  • Embora seja um grande vilão para o sistema elétrico nacional, por ser o maior responsável pelos picos de consumo no horário das 17 a s 20 horas (Horário dos banhos da família brasileira).

O chuveiro elétrico ainda é uma ameaça para futuros apagões, caso a economia volte a girar como precisa.

Mas nem tudo é negativo para o chuveiro elétrico, há de se considerar que  o consumo de energia é pontual, ou seja: ele aquece a água que se consome, naquele momento e pronto.

aquecedor elétrico de água

Aquecedores Elétricos De Água Instantâneos Ou De Passagem:

São nada mais nada menos que o chuveiro com mais potencia elétrica.

Ou seja: tem o seu consumo pontual elevado para dar o aquecimento requerido na água num menor espaço de tempo e em geral se instala em banheiro e que alimenta o chuveiro e as torneiras.

Neste tipo de aquecedor elétrico encontramos os modelos utilizados em residências com potencias que vão de 5000 a 10000 watts, os quais se utiliza nas duchas e também distribui-se para as torneiras do banheiro.

Para esta opção deve-se  levar em conta os custos com a fiação e a o quadro de entrada de força a ser instalado na entrada da residência.

Bem como os custos de mudança de padrão de entrada da , porque  na maioria das vezes o que se economiza no equipamento se paga na instalação elétrica.

E, se, os cuidados não forem tomados, e cálculos de consumo não for  bem dimensionado, quando no uso simultâneo de chuveiros elétricos o usuário poderá incorrer no risco de queda do disjuntor , trazendo  grande desconforto ao usuário.

  • Aquecedores elétricos de água /acumulação, foi muito popular na década de 70 e 80, e muito  utilizado nas construções de aptos e residências para as classe A e B, hotéis , hospitais e industrias, acentuadamente nas regiões sul e sudeste.

aquecedor elétrico de água

Desde então os aquecedores elétricos de acumulação vem  perdendo espaço para os sistema de aquecimento solar.

Pois faz o mesmo trabalho com custos extremamente interessantes e taxa de retorno em aproximadamente 24 meses.

Bem como para os  aquecedores a gás de passagem e os modelos de aquecimento a gás conjugado, cujo matriz energética e mais econômica.

Mas o aquecedor elétrico de água/acumulação ou boiler elétrico, como é , particularmente, conhecido no Rio de Janeiro.

Oferece a vantagem de maior vazão/ volume de água durante o banho, com pressão plena,  por não ter nenhum aparato que possa diminuir a pressão ou provocar perda de carga.

Há  ainda de se considerar que  com uma pequena resistência de 3000 Watts, faz o trabalho de alimentar uma casa com água quente  com varias suítes e chuveiros e cozinha.

Enquanto que nos sistemas elétricos de passagem ou chuveiros, são necessários um aparelho por cada departamento a ser aquecido.

Como os aquecedores elétricos por acumulação tem que manter o seu volume total aquecido, isso faz com que o consumo da energia seja mais elevado que os sistemas de aquecimento de água pontuais de passagem.

Aquecedor Elétrico Industrial:

aquecedor elétrico de água

Por essas vantagens muitas pessoas, hotéis, pousadas, hospitais, não abrem mão do aquecedor elétrico de acumulação, ou quando muito acoplam o sistema de aquecimento solar para ajudar na redução da conta de energia, mas mantem o conforto proporcionado pelo sistema de acumulação de água.

  • Aquecedores elétricos de água rápidos de passagem;
  • Para usos industriais não se pode esquecer dos aquecedores rápidos de passagem de grande potencia para maiores volumes de água quente.
  • São fornecidos para o mercado aquecedores elétricos para água rápido de passagem a partir de 9 kw/h ate 900 Kw/h.

São muito utilizados em cozinhas industriais e processos com circuito fechado, etc.

Gostou, e gostaria de saber mais?  Acesse nossa página sobre aquecedores elétricos de água.

Se interessou por este produto ou tem mais dúvidas? A Astrosol Aquecedores Pode te ajudar! Entre em contato pelo número  (11) 5621-9476 ou pelo site www.astrosolaquecedores.com.br